segunda-feira, 24 de junho de 2013

PRODUÇÃO TEXTUAL

 Sugestões para produção:
                                                      A menina solitária
     Num dia ensolarado, Carolina caminha sozinha pela calçada. De repente, é atraída pela algazarra vinda de um grande colégio.
     Com o nariz colado ás grades, fica olhando as crianças que saem da sala correndo em direção ao pátio, fazendo um barulho de corpos e vozes.
     Eis que uma bola...

                                              A Caixa Surpresa

   Josué estava com muita pressa, pois tinha prova na sua primeira aula e saíra atrasadíssimo de casa. Para completar, acabou perdendo o ônibus que sempre o leva para a escola.
   Teve que ir andando... quase  correndo  e sua pressa era tanta, que acabou tropeçando em uma pequena caixa de madeira, que estava justamente no caminho. Cambaleou um pouco, mas conseguiu se equilibrar antes que caísse, se apoiando na parede mais próxima.
   Ele já ia continuar seu caminho, quando ouviu uma voz muito grossa e rouca e se assustou:
   - Socorro! Me tire daqui! Não posso mais aguentar isso! – dizia a voz repetidamente
   Josué percebeu que, estranhamente, a voz vinha de dentro da pequena caixa.
   Hipnotizado pelo acontecido, Josué pegou a caixa e a abriu.  Sem que ele  pudesse fazer  alguma coisa...


                                                                     Dicas para escrever um bom texto
  • Ler algumas vezes o tema
  • Sublinhar as palavras-chaves
  • Fazer rascunho
  • Não fugir do tema proposto
  • Não se propor a escrever superficialmente sobre vários aspectos do tema
  • Não usar gíria, palavrão ou expressão coloquial
  • Não utilizar palavras "difíceis" sem conhecer o significado delas
  • Não utilizar chavões ou frases feitas
  • Não ser radical na exposição das idéias
  • Não copiar trechos da coletânea de textos apresentados
  • Não perder a lógica da argumentação
  • Tentar focalizar a argumentação para que seja mais aprofundada
  • Utilizar o padrão culto da língua portuguesa
  • A maioria dos temas são polêmicos. Explore as diversas interpretações possíveis, fazendo análises e correlações
  • Tire suas próprias conclusões e siga um desenvolvimento próprio
  • Procure utilizar também outras informações que você tenha adquirido por meio de leituras anteriores e de sua vida cultural.
  • Desenvolva uma linha de raciocínio.
  • Reler a redação depois de pronta
  • Não esquecer de dar um título ao texto
SUGESTÕES


1. AUTOBIOGRAFIA
1- Qual seu nome?
2- Qual a sua idade?
3- Onde você mora?
4- Você tem irmãos? Quantos?
5- O que você mais gosta de fazer?
6- Às vezes você fica triste? Quando?
7- Qual seu melhor amigo? Sobre o que conversam?
8- Como é a casa onde você mora?
9- Como você gostaria que ela fosse?
10- Seus pais ou responsáveis (avós, tios...) por você trabalham? Em quê?
11- Você conversa muito com eles? Sobre o quê?
12- Você ama seus pais ou responsáveis?
13- O que você pensa sobre o estudo? E sobre a escola onde estuda?
14- Você se diverte? Como?
15- Você faz algum trabalho? O quê?
16- Você crê em Deus? Quem é Deus para você?
17- Você é feliz? Quando você fica muito alegre?
18- O que você gostaria de ter mas não tem?
19- Se você pudesse, o que mudaria no mundo?

TEXTO:AGRUPE AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS ANTERIORES EM CINCO PARÁGRAFOS E VOCÊ TERÁ UM TEXTO MUITO BONITO
PRIMEIRO PARÁGRAFO – respostas: 1, 2, 3 e 4.
SEGUNDO PARÁGRAFO – respostas: 5, 6 e 7.
TERCEIRO PARÁGRAFO – respostas: 8, 9, 10, 11 e 12.
QUARTO PARÁGRAFO – respostas: 13, 14 e 15
QUINTO PARÁGRAFO – respostas: 16, 17, 18 e 19


2.Autobiografia
Biografia é a história da vida de alguém. Autobiografia é a vida de uma pessoa escrita por ela mesma. Você já pensou em escrever a sua história, contar como foi sua vida desde que nasceu? Basta lembrar fatos, pessoas e lugares importantes de sua vida. Quem são seus pais? Onde você nasceu? Quantos irmãos? Em que lugares morou? Quantos amigos já teve? Sofreu doenças? De que fatos marcantes você se lembra? Passou por creches, escolinha? Lembra de seus professores mais legais? Já fez muitas viagens? Essas perguntas são o ponto de partida.
Escreva a sua história. Você estará fazendo sua autobiografia.


3. Se eu pudesse...
Você vai produzir um texto. O título é bem amplo: “Se eu pudesse...”. Escreva tudo que você quiser. Pode ser o sonho mais louco, o desejo mais inatingível. A palavra Se indica hipótese, condição. Portanto, dê asas à sua imaginação.
Observe os parágrafos e fique atento a pontuação.

4.Como eu me vejo 
Você já deve ter pensado como os outros o vêem, não é? E você, como é que se vê? Conte, por escrito, como você é. O que mais gosta, quais são suas virtudes, seus defeitos. Quem voc~e admira, quem ou o que você detesta. Conte tudo.
Faça um rascunho. Jogue suas idéias todas no papel. Depois, risque as que estão mal escritas, modifique, troque de posição as frases. Passe a limpo.
Observe os parágrafos e fique atento a pontuação.
Se você achar mais fácil, escreva em forma de poesia.
     
5.Descrever o colega
Se você descrevesse um colega, sem dizer quem foi o escolhido, será que os outros colegas descobririam facilmente quem você descreveu?
Você deverá descrever um colega fisicamente. Também deverá caracterizá-lo psicologicamente, dizendo se é um cara legal, amigo, tranquilo, companheiro...
Escreva um pouco mais de dez linhas.

6.“O outro que eu gostaria de ser”
Não devemos nos envergonhar das nossas falhas ou limitações. Afinal,  todos têm defeitos, ninguém é perfeito. Mesmo assim, muitas vezes os nossos problemas parecem tão grandes  que gostaríamos até de ser outra pessoa. Esse é o tema  que você vai desenvolver, a partir da seguinte frase: “ O outro que eu gostaria de ser”.
Ponha sua imaginação para funcionar. Como seria essa outra pessoa se você tivesse o poder de se transformar completamente?


7.Como fazer...
Escolha  uma das sugestões seguintes e elabore um texto com a descrição de:
  • como fazer um bolo ou doce de sua preferência;
  • como se arrumar para ir a uma festa;
  • como fazer uma pipa;
  • como escovar os dentes corretamente;
  • como fazer um exercício de educação física (escolha um).
Faça desenhos para acompanhar sua descrição.

8. Continue a história...
     Domingo bonito, de muito sol. Eram mais ou menos nove horas.
Eu estava saindo para andar de bicicleta. O fusca, com alto-falante no teto e enfeitado com propaganda, parou diante de casa.
Era o Pedro da farmácia. Vereador e candidato novamente. Perguntou por meu pai.
(...)

    Continue essa história no seu caderno. A garota vai chamar o pai, acompanha a conversa dele com o candidato e até dá palpites? Ou ela própria se encarrega de conversar com o Pedro, curiosa para saber de eleições, de política, de vida do candidato?... como termina a visita? O candidato conquista os votos da família? Não se esqueça de que é uma história com personagem-narrador: é a garota contando uma história da qual participa.

9. Sufoco
São seis horas da tarde e você está voltando para casa de ônibus. Obviamente, não consegue se sentar e, ainda por cima, divide o espaço com mais cinquenta pessoas, algumas cheias de sacola, que também estão de pé. Você se sente uma sardinha em lata. O motorista, a todo instante, acelera e freia repentinamente, além de passar por cima de todos os buracos existentes. De repente, alguém grita que uma barata voadora acaba de entrar no ônibus.
O que acontece? Conte a história, explorando ao máximo os detalhes.

10.Desenvolvendo a Criatividade
As coisas que cada um fala... precisam ser, além de verdadeiras, pensadas.
Imagine e escreva o que você faria se...

1) Dois amigos seus estivessem  brigando. 
2) Um velhinho lhe pedisse ajuda para atravessar a rua.
3) Você magoasse um colega de turma sem motivo.
4) Você estivesse sem vontade de ir à escola.
5) De repente, você tropeçassem e seus colegas rissem do tropeção.
6) Você negasse a sua mãe um favor, por preguiça.
7) No meio do banho, a água acabasse. 


11.Ligado na História
      Baseada na brincadeira das cadeiras, a sugestão foi adaptada para se transformar numa recreação bastante pedagógica. No lugar da música que pára de tocar, entra um história com palavras-chave. Em vez de tirar uma cadeira a cada rodada para ver quem é o melhor, as cadeiras continuam e cada criança mostra sua criatividade ao contar sua parte da história.
      O objetivo inicial desta sugestão de atividade é interação grupal. Ao contar a história a criança se desinibe diante do grupo ao mesmo tempo que assimila os conteúdos e estimula a criatividade. Tal atividade contribuirá ainda para o estudo de novos assuntos e a produção de textos. Coordenação motora ampla, orientação espacial e rapidez de raciocínio também são desenvolvidos.

Desenvolvimento:
As crianças devem estar sentadas em círculo cada uma em sua cadeira. A professora – dinamizadora em pé, no meio da roda, explica as regras: “vou contar a história sobre uma viagem de ônibus. Mas, atenção! Quando eu disser a palavra ônibus, todos devem se levantar rodar em volta da cadeira e voltar a sentar. Quando eu disser a palavra viagem todos devem mudar de cadeira.”
A professora – dinamizadora deve sentar-se numa das cadeiras, para que um aluno fique sobrando e tenha que continuar a história.
É importante ressaltar aos alunos que não vale puxar a cadeira, nem empurrar o colega.
Uma adaptação possível é: cada aluno põe um chapéu colorido. A história, agora, é sobre uma feira. Ao ouvir a cor de uma fruta, quem está com o chapéu desta cor roda em volta da cadeira. Quando ouvirem a palavra cor trocam de cadeira.
Já utilizei, também, como dança da vassoura. Ao parar a música, quem estiver com a vassoura deve continuar a história, podendo até dramatizá-la, usando a vassoura para enriquecer a dramatização. Geralmente, surgem histórias de bruxas voadoras, super-heróis e fadas mágicas.
O importante é no final da atividade registrar por escrito. Com crianças em fase de alfabetização a professora pode ser a escriba e, dependendo do nível da classe, sugerir que copiem algumas palavras ou frases. Com crianças já alfabetizadas é legal que cada um reproduza o texto que foi criado oralmente, do seu jeito.
Certamente, as produções após a brincadeira serão mais significativas aos alunos.
Variando a atividade o professor pode, ainda, propôr que cada um dê o seu final para a história. Acontece, às vezes, de alguns alunos não ficarem satisfeitos com o final escolhido.
Não pode ser esquecido o título. Todos podem dar sugestões e, em seguida, o professor faz uma votação para eleger o preferido da classe.

11.Onde está meu par?

Entregar um crachá com as sílabas para cada participante. Todos andam livremente ao som de uma canção. Quando a música parar devem encontrar pares com o objetivo de formar uma palavra. Todas as palavras são listadas.
Variantes:
1- Ditado: um participante sorteia um desenho e deve formar a palavra buscando os amigos com as sílabas correspondentes.
2- Formar palavras que iniciam com a sua sílaba.
3- Elaborar frases com as palavras.
4- Elaborar pequenos textos que podem ser, inicialmente dramatizados.
5- Formar outras palavras de acordo com a orientação do dinamizador: dissílabas, trissílabas e polissílabas.
                                                                 [www.projetospedagogicosdinamicos.com]

12.O caderno

Uma coisa é certa: nada contribui mais para motivar um aluno a ir à escola do que uma turma bem integrada, onde vínculos de amizade se fortalecem a cada dia, à medida que os alunos se conhecem mais e se sentem mais familiari­zados e à vontade uns com os outros. Essa é uma atividade que visa a justamen­te isto: reforçar ainda mais o vínculo entre os alunos, fazendo-os refletir e escre­ver sobre hábitos, sentimentos, opiniões e... pequenos segredos.

1. Compre um caderno de 50 folhas, tipo universitário, de preferência de capa dura e sem espiral. Em cada página (frente e verso), escreva o número de chamada dos seus alunos com intervalo de pelo menos duas linhas. Turmas com mais de 25 alunos precisarão de dois cadernos.

2. Na parte superior de cada folha, escreva uma pergunta pessoal que não seja demasiadamente indiscreta. Para uma turma de adolescentes poderia ser "Com o que você geralmente se preocupa quando alguém o beija?" ou "O que é pior do que levar um fora?" Para adultos: "O que lhe estraga o dia?" ou "Descreva o seu trabalho com três adjetivos. "

3. Ao final de cada aula, dê o caderno a um aluno, pedindo que ele respon­da as perguntas no espaço destinado ao seu número e que traga o caderno SEM FALTA na aula seguinte, para que possa ser completado por outra pessoa.

4. Quando todos tiverem respondido às perguntas, volte a emprestar o caderno, desta vez para que os alunos leiam as respostas dadas pelos demais integrantes da turma. Preferencialmente, aqueles que primeiro responderam o questionário serão os primeiros a ler as interessantes (e às vezes surpreendentes) revelações dos colegas.

Sugestões:
Antes de iniciar a preparação do(s) caderno(s), peça aos alunos que escre­vam (pode ser de tema, para entregar) três perguntas do tipo "O que eu sempre quis saber sobre o meu colega ou professor e nunca tive coragem de perguntar" Escolha as melhores perguntas para incluir no questionário.
Se quiser dar um tom de sigilo e suspense, dê, a cada aluno, um símbolo (quem trabalha em computador pode achar vários na barra de ferramenras do Word em inserir/símbolo) em vez do seu número de chamada, poderiam ser letras do alfabeto, mas desde que a turma não tenha mais de 23 alunos. Esse símbolo (ou letra) será uma senha pessoal e secreta. Desta forma, mesmo que: uma pessoa possa ler o que os colegas escreveram, não vai saber quem escreveu o quê. A grande revelação só vai ser feita no final quando você, ao devolver o caderno inteiramente preenchido para leitura, incluir um índice com o nome dos alunos e suas "senhas" correspondentes.
Reserve um espaço para que você também responda o questionário. Aproveite a ocasião para dizer que a pergunta "Vale Nota!" para esta atividade todo tipo de coisa que pode, definitivamente, estragar o seu dia.
                        [FONTE:Cem Aulas Sem Tédio-Vanessa Menezes Amorim e Vivian Magalhães]

13.Queimada Gramatical

-A sugestão de atividade a seguir costuma entusiasmar e agradar muito a garotada.
-Os professores muitas vezes se acomodam e não buscam atividades mais movimentadas, permanecem no exercício repetitivo de cópia e livro didático. Sugiro que façam uma experiência e ousem dinamizar. Garanto que suas aulas nunca mais serão as mesmas

  Como jogar:
Os alunos devem ficar posicionados na quadra como no jogo de queimada tradicional. Cada um trará no peito e nas costas uma ficha de identificação.

verbo - substantivo - adjetivo - artigo - locução adjetiva - numeral

A professora lê uma frase e pergunta qual é a classe de uma das palavras da frase ditada.
Os elementos das duas equipes terão que tentar "queimar" o aluno da equipe adversária que traz a classe da palavra solicitada pregada no peito e nas costas.

A equipe que conseguir queimar primeiro o aluno correto marcará ponto.
Após jogar várias vezes, no retorno para sala de aula, repetir o exercício por escrito e propor que registrem suas opiniões, críticas e avaliações referentes a atividade realizada.
                                            [www.projetospedagogicosdinamicos.com]

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