ATIVIDADES COM VERBOS
Atividade 1:
Completar o texto usando os verbos
comprar, vender, ganhar e perder flexionados.
NEGÓCIO DA ROÇA
(de Rubem Braga)
Comprei um cavalo
por 700 reais e vendi por 900. Não ganhei nem perdi.
- Mas como ? Se você .................... por 700 e
.................... por 900, como é que você
não .....................nem
...................?
- Não ....................... nem
........................
- Você não disse que
..................... por 700 ?
- .............................
- E não
.................... por 900 ?
- ...........................
- Então você
................. 200.
- Não
.................... nem ..................
- Mas como ?
- ...........................
o cavalo por 700 reais e não paguei.
......................... por 900 e não me pagaram.
- Não
.......................... nem ........................... !
Atividade 2: complete as frases do texto. Elas devem ser completadas de
acordo com as frases anteriores.
O jornaleiro
O menino jornaleiro passa berrando pela rua:
- Vinte e cinco adultos enganados por um
menino! Uma única criança engana vinte e cinco...................!
- Me dá um jornal
- grita um homem, que vai passando.
- O menino lhe dá
o jornal.
- O homem pega
o................., abre, lê e descobre que é um jornal velho. Vai reclamar
furioso, quando ouve o menino gritando lá de longe:
- Vinte e seis
pessoas enganadas por um....................................e
ninguém..................que....................... era velho.
(Ziraldo.
Novas anedotinhas do Bichinho da Maçã.
São Paulo: Melhoramentos, 1989.)
Ditados
Conheça 10 maneiras divertidas que encontrei na net para treinar ditados:
O objetivo do ditado é fixar conhecimentos, descobrir dificuldades
não dominadas pelos alunos.
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, poderá utilizar-se dos seguintes meios:
1.Jogos:
Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos e Jogos da memória.
2.Dicionário:
Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.
1.Jogos:
Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos e Jogos da memória.
2.Dicionário:
Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.
3.Ditado escreve e apague:
O professor escreve a palavra no quadro , as crianças observam e leem, em seguida o professor apaga e os alunos escrevem.
O professor escreve a palavra no quadro , as crianças observam e leem, em seguida o professor apaga e os alunos escrevem.
4.Listagem:
Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, alimentos, nomes etc.
5.Ditado em Colunas:
O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
6.Ditado com gravuras:
Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade. Exemplos: Coelho; Palhaço; Abelha e Folha.
Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, alimentos, nomes etc.
5.Ditado em Colunas:
O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
6.Ditado com gravuras:
Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade. Exemplos: Coelho; Palhaço; Abelha e Folha.
7.Auto-ditado:
A criança mesma escreve palavras e depois corrige em dupla com o colega.
A criança mesma escreve palavras e depois corrige em dupla com o colega.
8.Jogo Ortográfico:
Entregar a cada grupo de alunos uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
Entregar a cada grupo de alunos uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
9.Conceito:
O professor dá dicas e os alunos escrevem as palavras
Exemplo:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.
O professor dá dicas e os alunos escrevem as palavras
Exemplo:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.
10.Objeto:
O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar os nomes . As crianças escrevem os nomes.
O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar os nomes . As crianças escrevem os nomes.
(Caso queira, o autor da matéria pode enviar a autoria que
posto no blog.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário