sábado, 31 de agosto de 2013

ECONOMIA FINANCEIRA

Organizar direitinho seu orçamento é o primeiro passo para realizar seus sonhos

Pesquisei algumas dicas de profissionais experientes para ajudar você a organizar e equilibrar seu orçamento.


 DICA 1:


CUIDE DO SEU DINHEIRO
Muitas pessoas enfrentam problemas para cuidar de seu próprio dinheiro. Alguns entram em dívidas inacabáveis, outros não conseguem juntar dinheiro para fazer aquisições pessoais (como troca de carro, reforma da casa, celular, entre outras) e outros nunca sabem como fazer um planejamento futuro com o dinheiro. O salário chega e não resta nada! Essa é a realidade de muitos brasileiros.

Os recursos (cartão de crédito, cheques e afins) que existem, que seria para facilitar o consumo, acabam virando uma dor de cabeça. É necessário aprender a consumir e também a administrar o próprio dinheiro. Muitas pessoas não entendem absolutamente nada quando ouvem consultores financeiros falando sobre isso, já que muitos insistem em falar vocabulários que ninguém entende.

Para tentar ajudar nesse assunto, criamos alguns passos em linguagem fácil para que você comece a colocar seu dinheiro em ordem. Então se mexa e siga as dicas financeiras do Site Mulher Digital.

1 – Tenha controle de seu orçamento financeiro! O que é isso? Falando a grosso modo, estabeleça um orçamento com as entradas e saídas do seu dinheiro, ou seja, calcule o que você ganha menos suas despesas essenciais (contas de casa, alimentação, educação, financiamentos que já foram feitos, pagamentos de despesas que não podem ser evitadas), tentando manter sempre um mesmo padrão de gastos e evite saídas de seu dinheiro com despesas supérfluas e com novos financiamentos. Isso inclui ficar de olho naquilo que é cobrado pelo seu banco! 

2Coloque suas dívidas em ordem e não produza mais nenhuma dívida. Financiamentos, pagamentos de cartão de crédito, cheque especial, prestações de algum bem que comprou. Procure zerar com tudo isso! Lembre-se que isso já tem que estar lá no controle de seu orçamento como as despesas que você não pode deixar de cumprir.
Seja rigoroso com você! Não caia na tentação de criar novas despesas!

3 – Crie e tente manter uma poupança. Criar uma poupança é mais fácil que manter. Para conseguir juntar uma poupança, estabeleça uma quantidade de dinheiro mensal que será depositada na sua poupança e esqueça que existe esse dinheiro. Seja firme! Utilize só em casos essenciais (como saúde, por exemplo). Não utilize para pagar antigos ou novos débitos. Lembre-se que os pagamentos essenciais já foram colocados no controle de seu orçamento! Caso não sobra nunca dinheiro para colocar em poupança! Você tem um problema maior ainda!

4 – Crie planos futuros para seu dinheiro. Os planos podem ser muitos! É aquele velho sonho de reformar a casa, trocar o carro, fazer aquela viagem maravilhosa, comprar uma casa, comprar um celular, comprar um carro, mobiliar/decorar a casa, comprar computador/notebook. O sonho é seu! O importante é fazer um plano futuro e tentar pensar em realizá-lo pagando à vista ou com a maior entrada possível (consequentemente, com o menor financiamento).
Esqueça a ideia de realizar seus sonhos por meio de prestações. Seus sonhos podem virar pesadelos! Nada mais confortável que pagar por aquilo que quer de forma tranquila e não ter que pensar nas prestações do seu “sonho”. 

5 – Suspenda por um tempo os pagamentos parcelados no cartão de crédito e/ou cheque! Só pague no cartão de crédito/cheque aquilo que você pode quitar no próximo mês de forma integral, sem prestações e sem comprometer a sua poupança. Isso faz com que você aprenda a ter controle de seu orçamento e não gaste mais que pode.

Se não pode pagar integral porque compromete o seu orçamento, não compre!

Lembre-se que as despesas essenciais (como supermercado, educação, entre outros) já estão relatadas no seu orçamento e não tem que criar mais uma conta com isso!

6 – Evite comprar coisas supérfluas. Não compre aquilo que não esteja precisando e pare de achar que você precisa de tudo que existe! Isso vale também para o orçamento da casa, supermercado. Doces, chocolates, CD’s, roupas/tênis mais do que aqueles que já tem, ingressos para shows, peças de carros, perfumes, bebidas alcoólicas (Isso gasta um tanto!), eletrônicos (celular, por exemplo). Segure-se e tente não ceder a todos seus desejos. Se ceder a todos seus desejos, pode nunca conseguir realizar seus sonhos com tranquilidade.

7 – Prive-se do extravagante e opte pelo menos! Menos é mais! Deixe de lado por um tempo as festas caras, restaurantes com preços exorbitantes, gastos ostensivos com luxo (roupas, perfume, tênis, viagens, etc), comida e bebidas de preços dispendiosos. Tudo bem que você gosta daquele vinho caríssimo, mas pode optar por outro produto de boa qualidade de preço mais razoável. Isso serve para tudo. Ao invés de comprar aquele chocolate suíço caríssimo, adquira uma opção nacional mais barata. Deixa para ir aos restaurantes caros e chiques em datas comemorativas (aniversário, namoro), por exemplo. Pegue um “cineminha”, por exemplo, mas não precisa ser todo fim de semana! Ninguém está dizendo para você não ter mais vida social, mas por optar por alternativas mais baratas financeiramente e talvez mais simples no nível sociocultural.

8 – Faça pesquisas de preço! Se precisar comprar um determinado produto, procure fazer pesquisas de preço em vários lugares. Não compre no primeiro lugar que lhe der apenas um pequeno desconto, você pode conseguir mais. E não pesquise apenas em lugares que, em geral, é mais caro, como shoppings, por exemplo. Isso vale também para compras de supermercado. Com isso, sua despesa com supermercado pode baixar e sobrar dinheiro para colocar na poupança, pagar outras dívidas, entre outras coisas.

9 – Seja rigoroso nos seu “plano” financeiro e tenha força de vontade. Não seja desanimado e malandro na hora de cuidar dos gastos financeiros. Você está querendo enganar quem, cedendo aos seus próprios caprichos? Só você mesmo! E se ficar sempre nesse jeito “molenga” de cuidar de seus gastos, nunca terá grandes patrimônios e sempre vai conviver com o “inferno das dívidas”.
Seja obstinado, esforçado e, acima de tudo, feliz. Não encare esse “colocar a casa em ordem” com infelicidade. Veja sempre o lado positivo de tudo! Isso ajuda muito.

10 – Recompense a si mesmo, ás vezes. Depois de tanto trabalho duro, de colocar seu orçamento sob controle e de já ter suas dívidas em ordem, você pode comprar algo que gosta e/ou queria muito, mas sempre seguindo as outras dicas acima. Tenha bom senso! Leva algum tempo até aprender a gerenciar o próprio dinheiro. Não perca de foco seus objetivos! Se recompensar é importante para que o controle financeiro não torne maçante, mas isso não pode se tornar um hábito. E quando os outros querem seu dinheiro? 

Conquiste o controle de sua própria vida financeira! Isso ajuda a ser feliz, a alcançar diversos objetivos de vida e a conquistar muitos sonhos. Mexa-se, controle, não caia em tentações de gastos. Administre o próprio dinheiro e tenha controle de sua vida. Poupar dinheiro faz parte da administração financeira pessoal.


COMO POUPAR DINHEIRO E DEFINIR METAS REALISTAS

Economizar dinheiro é uma dessas coisas que é muito mais fácil de dizer do que fazer. É muito mais do que “gastar menos dinheiro” (embora esta parte seja um desafio em si mesmo). Como conseguir economizar dinheiro ou como guardar dinheiro, como você vai alocá-lo e como  pode ter certeza que ele vai permanecer por lá? Veja abaixo como poupar dinheiro, como definir metas realistas, manter seus gastos sob controle e aproveitar o máximo de seu dinheiro.

1) A primeira coisa é liquidar suas dívidas. Calcule quanto você gasta por mês em pagamento de dívidas e você verá que a eliminação da dívida é o caminho mais rápido para ter dinheiro para economizar. Uma vez que o dinheiro é liberado do pagamento da dívida, ele pode ser facilmente redirecionado para a poupança.
Além disso, quanto mais cedo você acabar com a dívida, menos juros vai pagar e esse dinheiro pode ser economizado.
Se você optar por começar a poupar antes de saldar completamente a sua dívida, veja se é possível fazer consolidação de dívidas para que você não pague muito juros. O único tipo de poupança que deve ter precedência sobre a quitação total da dívida é a criação de um fundo de emergência (tenha dinheiro suficiente para sobreviver de 3 a 6 meses se você perder a sua renda).

2) Estabeleça metas de poupança. Para objetivos a curto prazo, isto é fácil. Se você quiser comprar um blu ray player, descubra quanto ele custa; se você quiser comprar uma casa, determine quanto de entrada você precisa. Para objetivos a longo prazo, como aposentadoria, você precisa fazer um planejamento muito mais elaborado (determine quanto você precisa para viver confortavelmente por 20 ou 30 anos depois de parar de trabalhar) e você também vai precisar analisar como seus investimentos ajudarão você a alcançar esses objetivos.

3) Estabeleça um calendário. Por exemplo: “Eu quero comprar uma casa em dois anos a partir de hoje”. Defina uma data concreta para objetivos a curto prazo e certifique-se que o objetivo é atingível, viável dentro desse período de tempo. Se não for possível, você só vai ficar frustrado.

4) Descubra o quanto você terá que economizar por semana ou por mês para atingir cada uma das metas de poupança que você definiu. Para cada meta, calcule quanto você precisa para começar a economizar a partir de hoje. Para a maioria das metas, é melhor poupar o mesmo montante em cada período.
Por exemplo, se você quiser juntar 5 mil reais para dar entrada em uma casa em 24 meses (dois anos), você vai precisar economizar cerca de 210 por mês. Mas se o seu salário é de 400 reais, é bem provável que você não consiga cumprir. Ajuste o seu calendário até que você obtenha um valor realista.

5) Mantenha um registro de suas despesas. O que você economiza pode ser simplificado em 2 perguntas: quanto você ganha e quanto você gasta. Uma vez que você tiver mais controle sobre quanto você gasta, faça uma análise crítica de seus gastos. Anote tudo que você gasta por algumas semanas ou um mês. Seja o mais detalhado possível e tente não deixar de fora as pequenas compras.
Categorize toda compra ou despesa: aluguel, seguro de automóvel, gasolina, gastos com carro, conta de telefone, TV a cabo, gás, eletricidade, alimentação, diversão, etc. Sempre leve uma caderneta com você.
Acostume-se a escrever todos os gastos e guardar os recibos. Uma vez por semana faça uma análise da sua caderneta e recibos. Anote as suas despesas em um caderno maior ou um programa de planilha. Há também muitos programas de computador que poderão ajuda-lo a controlar seus gastos.

6) Corte suas despesas. Dê uma olhada em seus gastos após um ou dois meses. Você provavelmente vai se surpreender quando você olhar: 40 reais em petiscos e refrigerantes, 100 em estacionamento. Você provavelmente verá alguns cortes fáceis de serem feitos. Dependendo de quanto você precisa poupar, no entanto, talvez você precise tomar algumas decisões difíceis. Pense sobre suas prioridades e faça os cortes permissíveis.
Calcule o quanto esses cortes vão poupar por ano e você estará muito mais motivado para economizar.Você pode mudar para uma casa ou apartamento menos caro? Você pode refinanciar sua hipoteca? Você consegue pensar em alguma maneira de como economizar dinheiro em gasolina ou desistir de comprar um carro completamente? Se sua família tem mais de um carro, você consegue desfazer deles e ficar com um?
Você pode obter um preço melhor de seguro de carro? Consulte outras seguradoras e certifique-se que você está recebendo o melhor preço possível. Compre o que está na seção de desconto de lojas de roupas. Ítens de queima de estoque tem preço bem baixo e você pode poupar 50% ou mais.
Você consegue deixar de usar o telefone fixo e usar celular e economizar dinheiro através da Internet usando serviços gratuitos como a Skype? Você consegue viver sem TV a cabo ou satélite? Você pode reduzir a conta de gás, água, luz? Tem como economizar energia elétrica? Tem como economizar combustível? Você pode evitar comer fora? Comprar alimentos em quantidade? Cozinhar mais em casa?

7) Reavalie suas metas. Subtraia suas despesas (aquelas do qual você não pode viver sem) de sua renda líquida (ou seja, apos a subtração dos impostos). Qual a diferença? Ela corresponde às suas metas de poupança? Digamos que você decidiu que você consegue viver com 2.400 por mês e seu holerite é de 3.000 por mês. Isso te deixa com 600 reais para economizar. Se não há como economizar dinheiro que precisa dentro do seu orçamento, dê uma olhada no que você está economizando e corte as coisas menos importantes. Ou ajuste o calendário. Como, por exemplo, adiar a compra de um carro novo por mais um ano. Ou talvez você não precise realmente de uma TV de tela grande.

8) Faça um orçamento. Uma vez que você tenha conseguido equilibrar seus ganhos com suas metas de poupança e gastos, faça um orçamento para que você saiba a cada mês quanto você pode gastar em qualquer categoria. Isto é especialmente importante para despesas que variam muito ou que são difíceis de serem controladas (exemplo: vou gastar apenas 50 por mês em entretenimento).

9) Pare de usar cartão de crédito. Pague tudo com dinheiro vivo. Não use nem mesmo cheque. É mais fácil gastar mais quando você está usando cheque ou cartão de crédito porque você não sabe exatamente quanto tem lá. Se você tem dinheiro, você pode ver a carteira vazia. Você pode até mesmo ter um envelope com a quantidade pré determinada de dinheiro alocado para cada despesa com um rótulo ou ter caixas separadas para cada despesa (por exemplo, uma para café, outro para o gás, outra para diversos).
Quando você retirar o dinheiro de uma caixa para uma determinada despesa, você verá quanto resta. Se você precisa ter cartão de crédito,  mas não quer ter a tentação de usá-lo no dia-a-dia, feche a parte de sua carteira com uma nota ou imagem lembrando de suas metas de poupança. Cartão de crédito não é inerentemente mal. É uma questão de autocontrole. Se você usá-los responsavelmente (ou seja, pagar completamente todo mês), você pode se beneficiar dele.
Mas a razão pela qual as empresas de cartão de crédito ganham dinheiro é que seus clientes acabam gastando dinheiro que eles não têm. A menos que você seja uma das pessoas que podem pagar religiosamente o saldo total todos os meses, não caia nas promoções que as companhias de cartão de crédito usam para seduzi-lo (dinheiro de volta, sistema de pontos e similares).

11) Pague-se primeiro. Poupança deve ser a prioridade número um. Por isso não basta dizer que você vai guardar o que sobra no final do mês. Faça o depósito na sua poupança assim que você receber o salário. Uma forma eficaz e fácil de começar a poupar é simplesmente depositar 10% de cada salário em uma conta poupança.
Se você receber um cheque ou uma soma de dinheiro, digamos 458,44, mova o ponto decimal uma casa para a esquerda e deposite este valor: 45,84. Isso funciona bem e exige pouco raciocínio; ao passar dos anos, você tem uma boa soma na poupança. Em algumas décadas você será um milionário.

12) Sempre sobrestime suas despesas e subestime sua renda.

13) Tem hobby ou passatempo? Um hábito importante para poupar se você tem um hobby é ter uma regra onde você deposita na sua poupança aquilo que você gasta em seu hobby ou passatempo. Por exemplo, se você comprar uma luva de goleiro por 34 reais, outros 34 vão para a sua poupança. Considera poupança como altamente importante para você? Então dobre esse dinheiro de equivalência. Esta regra de poupança vai fazer duas coisas: fazer você economizar dinheiro regularmente e rapidamente e mostrar o quanto você está gastando monetariamente em seu passatempo.

14) Se você recebeu dinheiro inesperado ou não planejado, coloque tudo ou grande parte dela em sua poupança, mas continue a guardar o seu dinheiro que entra regularmente também. Você vai alcançar seus objetivos de poupança mais cedo.

15) Faça compras com dinheiro vivo. Use um cofrinho para guardar o troco ou as moedas. Pode parecer insignificante, mas quando acumulados ao longo do tempo podem ajudar você a economizar.

16) Como juntar dinheiro ganhando pouco? A maioria das pessoas pode sempre economizar alguma coisa independentemente dos seus rendimentos. Começando a economizar aos poucos vai ajudar o hábito de poupar. Mesmo que poupe pouco como 5 reais por mês, você vai aprender que não precisa de tanto dinheiro como pensa. Taí uma resposta para aqueles que perguntam como poupar dinheiro ganhando pouco.

17) Se você não pode cancelar todos os seus cartões de crédito congele-os. Falo a sério! Coloque-os em um recipiente, encha-o com água e deixe no congelador. Dessa forma, se você sentir vontade para usar o cartão de crédito, você tem que esperar que o gelo derreter e durante esse tempo você pode vir a cair na real e perceber que você não precisa realmente comprar o que você queria comprar.

18) Se você recebe a mesma quantia regularmente, fica mais fácil de orçamentar seu dinheiro ao longo do tempo. Se você tem renda variável, fica mais difícil antecipar suas despesas porque você não vai saber quando será a próxima vez que você vai receber. Neste caso faça uma lista de categorias em ordem de importância em seu orçamento e preencha os itens na ordem de prioridade. Sempre aja de maneira conservadora; assuma que vai levar tempo para o dinheiro entrar novamente.

19) Use afirmações para se auto conscientizar. Repita essa afirmação para si mesmo: “Dívida não é opção de vida”.

20) Desfrute dos prazeres simples da vida. Durante a Grande Depressão, as pessoas se divertiam sem tem que gastar dinheiro. Adolescentes tinham concursos de dança, todo mundo jogava Banco Imobiliário, montavam quebra-cabeças, liam livros e ouviam rádio. Se reuniam para discutir filosofia ou rezar; jogar poker ou fazer tricô, tocar instrumentos e dançar.
Naquela época era necessário um pouco de imaginação e criatividade, mas eles tinham um monte de diversão sem ter que ir ao Shopping. E você pode também. Muitas das amizades e alianças entre pessoas formadas durante a Grande Depressão com base em tais atividades duraram décadas e décadas.

21) Se você tiver gente que gasta muito dinheiro em seu círculo de amigos, arranje desculpas para explicar por que você não pode sair com eles toda vez.

22) Não faça window shopping com dinheiro no bolso. Você só vai se sentir tentado a gastar um dinheiro que você não pode ter o luxo de perder. Somente faça compras tendo em mão uma lista de compras previamente definida.

23) Depois de uma longa semana de trabalho, você pode estar tentado a algum luxo falando a si mesmo “eu mereço isso”. Mas lembre-se que as coisas que você compra não são presentes para você mesmo. Eles são trocas de seu dinheiro por produtos. Diga a você mesmo: “É claro que eu mereço isso, mas eu posso me dar ao luxo de ter isso? Se eu não puder, isso não significa que eu não tenha valor; eu MEREÇO o objetivo de atingir o meu objetivo de poupar! ”

24) Não tente cortar custos ligados à saúde a menos que você esteja realmente em dificuldades financeiras (como estar morando debaixo da ponte ou ter filhos passando fome). Ir ao médico pode custar dinheiro,  mas deixar de fazê-lo irá lhe custar mais ainda na frente quando este problema de saúde piorar devido à negligência.


Dicas para economizar dinheiro
Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:
1. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.

2. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.

3. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.

4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.

5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.

6.  Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie (artesanato é uma ótima ideia).

7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.

8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.

9.  Leve comida de casa para o trabalho.

10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. Faxina,  instalar chuveiro novo,  a pintar a casa, colocar quadros, armários...

11. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.

12. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.

13.  Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.

14. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.

15.  Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.





Cuide do seu dinheiro

Dinheiro é problema ou solução? A resposta é: depende da relação que se tem com ele. Para quem tem disciplina e evita contrair dívidas, dinheiro pode significar a realização de um sonho. Por outro lado, se for mal gerenciado, só traz dor de cabeça.
Para ajudá-lo a administrar melhor a renda e garantir que ela seja suficiente para cobrir seus gastos mensais, o Portal Brasil ouviu quatro especialistas em finanças que deram dicas sobre como cuidar melhor de sua renda, evitar contrair longas dívidas e aproveitar melhor os benefícios que uma vida financeira estável pode proporcionar.

1.Trace objetivos
“Primeiramente a pessoa tem que definir o objetivo, o sonho que ela quer realizar com seu dinheiro, para não sair gastando em coisas que não agregam valor ou que não sejam importantes. Se ela definir que quer viajar no fim do ano, ela tem de guardar o dinheiro para evitar dívidas e juros”, ensina o educador financeiro Edward Cláudio Júnior.

2.Fuja das dívidas
“É fundamental ter em mente que é preciso gastar menos do que se ganha. Elaborar um orçamento e cumpri-lo. Haverá necessidade de ter disciplina, mas isso pode ser apenas uma questão de tempo. Em muitos casos, uma situação financeira desequilibrada decorre de maus hábitos, que precisam ser combatidos. Mudar a cultura de ‘gastador’ para a cultura de ‘economizador’ nem sempre é fácil. Mas, com educação financeira, essa mudança pode ser feita de forma consciente e menos dolorosa”, aconselha Carlos von Sohsten, educador financeiro e autor do livro “Como cuidar bem do seu dinheiro”.

3.Para onde vai o dinheiro?
“O princípio do controle financeiro é saber para onde o dinheiro vai. Tudo começa com você guardando notas fiscais e os comprovantes de pagamentos que você faz. Depois você precisa definir um dia da semana qualquer em que vai colocar tudo isso em uma planilha, seja ela eletrônica ou não. Essa é uma parte que não é fácil de fazer porque ela é um pouco mais trabalhosa, mas o resultado é positivo. Se não fizer isso, não é possível saber para onde o dinheiro vai. Uma pessoa que ganha por volta de R$ 5 mil e não faz este controle talvez não saiba para onde vai 20% de sua renda”, explica Jurandir Sell Macedo, professor de finanças pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina.

4.Remando para um mesmo lugar
“Tente conversar com a família sobre os objetivos com relação ao dinheiro e como está o orçamento familiar. Para isso, é necessário um orçamento familiar doméstico, que pode ser numa planilha ou um caderno. Não é preciso muita sofisticação, mas tem de ser qualquer coisa que registre todas as entradas e saídas de dinheiro. Assim, a pessoa consegue enxergar se todo mundo está remando para o mesmo lado. Normalmente, as pessoas acreditam que melhorar um orçamento significa reduzir as despesas. Mas também é possível aumentar a receita. De repente, pode usar as habilidades da família. Por exemplo, um filho é músico e pode dar aulas, outro que cozinhe muito bem e consiga vender comida para outras pessoas”, sugere o consultor financeiro Valter Police Junior.

5.Regime do dinheiro
“As pessoas querem milagres. É o mesmo que regime. Ninguém consegue emagrecer se não gastar mais calorias do que ingere. A ideia é básica: ou eu gasto mais calorias fazendo exercício ou vou ingerir menos (calorias) comendo menos. O mesmo acontece com a independência financeira. Qual objetivo de você ter controle financeiro? A maior parte acha que é cortar gastos. Aí o erro é grande, o objetivo é gastar melhor. Para ter as finanças controladas devo cortar o supérfluo? Não obrigatoriamente. O que se deve cortar é o desperdício. Gastar melhor é fazer escolhas, pois cada pessoa tem diferentes gastos, que são melhores ou piores para ela. Olhe para onde você pode gastar melhor, onde isso pode melhorar a sua vida. Todos nós desperdiçamos: água é fundamental para a vida, mas uma torneira pingando é desperdício”, diz o educador financeiro Jurandir Sell Macedo.

6.Financiamentos e parcelas
“Outra dica importante é tomar cuidado extremo com financiamentos e compras parceladas. Isso não quer dizer de forma alguma para não fazê-los. Mas é preciso avaliar se vale a pena. Um carro financiado custa muitas vezes o valor de três carros, da mesma forma que um aparelho de som financiado custa dois. E sobre contas parceladas existe um risco grande. Normalmente não entra na nossa cabeça que aquilo comprometeu o salário dos meses seguintes e o cidadão esquece que, por isso, sua disponibilidade financeira será menor até quitar esta dívida”, explica Valter Police Júnior.

7.Conhecimento
“Infelizmente, não nos ensinam como cuidar do nosso dinheiro na escola, embora isso esteja mudando. Existem excelentes livros disponíveis. Eu mesmo comecei assim. Depois, foi só questão de botar em prática. Em dez anos, minha vida financeira havia revertido de uma situação de endividamento caótico para uma situação confortável e sustentável”, relata Carlos von Sohsten.

8.Supermercado com lista e sem fome
“Para compra de supermercado, a primeira coisa é providenciar uma lista de tudo aquilo que você precisa para não comprar algo que já tenha em casa. Não faça as compras com fome, porque você pode levar algo de que não precisa e os gastos acabam sendo maiores. Ao levar crianças às compras, procure combinar previamente com elas o que será possível comprar. A comparação de preço é interessante, mas não fique escravo da rotina de visitar quatro estabelecimentos diferentes, talvez o gasto com deslocamento não compense. O que aconselho é quebrar suas compras semanalmente, compras pequenas para ter aquilo que você necessita e que possibilita aproveitar promoções”, afirma o educador financeiro Edward Cláudio Júnior.

9.Consumir com prazer, sem vício
“O que a gente busca é gastar naquilo que melhore a nossa vida e não prejudique os outros e o meio ambiente. Consumir é algo muito bom. Se vivêssemos apenas com aquilo que é necessário, estaríamos em uma caverna ainda. Nossa sociedade se constrói em cima daquilo que é supérfluo. O que é errado é gastar para desperdiçar ou se viciar em consumo”, diz Jurandir Sell Macedo.

10.Cartão de Crédito e Cheque Especial
“Use o cartão de crédito como uma ferramenta de organização. Eu junto tudo para pagar em uma mesma data e tenho registro de tudo que gastei. Mas evite usar o cartão de crédito como fonte de financiamento. Usar o cartão e não pagar a fatura total costuma ser um erro. Se eu não pagar o total, não deveria usar o cartão de crédito, ele não serve para isso. Se você utiliza cheque especial por mais de uma semana por mês, procure o seu banco para tentar um empréstimo e quitar o cheque especial. Sai bem mais barato. Juros do cheque especial giram em torno de 10% por mês, enquanto o empréstimo é de 4 a 5%”, diz Valter Police Júnior.

11.Quanto investir
“O ideal é investir no mínimo 10% do que se ganha para o futuro. Parece impossível? Saiba, entretanto, que não é. Mas, se para você parece impossível hoje, é o sinal mais importante que você precisa mudar e aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro. Recomendo que 100% do que você ganha seja utilizado de forma econômica e inteligente”, diz Carlos von Sohsten.

12.Investimentos sortidos
“Para buscar a independência financeira é preciso saber investir. Qual o melhor investimento? Não há resposta, todos são bons. Tem um para cada perfil. Uma mesma pessoa tem que ter várias opções de investimentos, desde a poupança até mesmo  ações”, afirma Jurandir Sell Macedo.

  (Caso queira reivindicar os devidos crédito, entre em contato - Blog Doce Encanto)
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário