ARTE
De modo geral, a arte é compreendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, criada por artistas a partir de percepção, emoções e idéias.
Em se tratando da arte na escola, utiliza-se a imaginação e criatividade ao inventar coisas novas e ao expressar sentimentos e manifestar diferentes formas de entender a vida. Compreende-se que o ensino da arte e a presença da arte na escola realizam uma função essencial que ultrapassa a execução de uma simples disciplina curricular.
A arte na escola tem o intuito de fazer com que o aluno se torne participante da sociedade em que ele está inserido, que ele possa criar, pensar, sentir o mundo que o cerca e que possa expressar esses aspectos não somente por meio de palavras, mas por outras linguagens. Esses tipos de linguagens são as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.
Movimentos
Artísticos
- Abstracionismo
- Arcadismo
- Art Déco
- Art Nouveau
- Arte Bizantina
- Arte Cristã Primitiva
- Arte Egípcia
- Arte Gótica
- Arte Grega
- Arte Romana
- Arte Rupestre
- Barroco
- Bauhaus
- Classicismo
- Concretismo
- Construtivismo
- Cubismo
- Dadaísmo
- Expressionismo
- Fauvismo
- Futurismo
- Impressionismo
- Maneirismo
- Minimalismo
- Modernismo
- Naturalismo
- Neoclassicismo
- Neorrealismo
- Neoconcretismo
- Nouvelle Vague
- Parnasianismo
- Pop Art
- Primitivismo
- Realismo
- Regionalismo
- Romantismo
- Renascimento
- Simbolismo
- Surrealismo
- Tropicalismo
Sugestões de Técnicas e Atividades para as aulas de ARTE
1.Técnica:
Impressão digital - Rostinhos
Use essa técnica para
divertir a criançada no início do ano e aproveite para
reforçar conceitos morais como:
- cada um tem seu próprio
valor
- cada um tem suas
próprias características...
É muito fácil de fazer:
- pressione a digital do
dedo "indicador" em uma almofada de carimbo colorida
- carimbe o dedo em uma folha
- faça os detalhes com caneta preta
Ideia:
- peça para as crianças
desenharem suas próprias características como: comprimento do cabelo, formato dos olhos e nariz...
2.Origami
Origami é a arte
milenar japonesa de criar objetos e formas a partir da dobradura de papel. A
palavra deriva do japonês Ori (dobrar) Kami (papel), que ao juntar as duas
palavras a pronúncia fica “origami”.
De acordo com a cultura japonesa quem fizesse mil origamis teria um pedido
realizado. Os estudiosos acreditam que o origami tenha nascido junto com o
papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de
105 d.C. A partir do século VII monges budistas levaram o método de fabricação
do papel para outros países asiáticos, sendo um deles o Japão, onde a arte
importada junto com o papel se desenvolveria. A arte se popularizou na
proporção que o papel tornava-se menos caro, devido o desenvolvimento de
métodos mais simples para sua criação.
A partir de 1876, o origami chegou às escolas japonesas como parte integrante
da educação das crianças. Alguns dos formatos de dobradura mais famosos
apareceram até o final do século XIX. Os animais, repredentações mais populares
do origami tem em sua grande maioria uma simbologia especial.
cachorro
Tsuru
gato
urso
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