quinta-feira, 18 de abril de 2013

ARTE

ARTE

De modo geral, a arte é compreendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, criada por artistas a partir de percepção, emoções e idéias.

Em se tratando da arte na escola, utiliza-se a imaginação e criatividade ao inventar coisas novas e ao expressar sentimentos e manifestar diferentes formas de entender a vida. Compreende-se que o ensino da arte e a presença da arte na escola realizam uma função essencial que ultrapassa a execução de uma simples disciplina curricular.

A arte na escola tem o intuito de fazer com que o aluno se torne participante da sociedade em que ele está inserido, que ele possa criar, pensar, sentir o mundo que o cerca e que possa expressar esses aspectos não somente por meio de palavras, mas por outras linguagens. Esses tipos de linguagens são as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro




Movimentos Artísticos
  • Abstracionismo
  • Arcadismo
  • Art Déco
  • Art Nouveau
  • Arte Bizantina
  • Arte Cristã Primitiva
  • Arte Egípcia
  • Arte Gótica
  • Arte Grega
  • Arte Romana
  • Arte Rupestre
  • Barroco
  • Bauhaus
  • Classicismo
  • Concretismo
  • Construtivismo
  • Cubismo
  • Dadaísmo
  • Expressionismo
  • Fauvismo
  • Futurismo
  • Impressionismo
  • Maneirismo
  • Minimalismo
  • Modernismo
  • Naturalismo
  • Neoclassicismo
  • Neorrealismo
  • Neoconcretismo
  • Nouvelle Vague
  • Parnasianismo
  • Pop Art
  • Primitivismo
  • Realismo
  • Regionalismo
  • Romantismo
  • Renascimento
  • Simbolismo
  • Surrealismo
  • Tropicalismo

Sugestões de Técnicas e Atividades para as aulas de ARTE

1.Técnica: Impressão digital - Rostinhos
Use essa técnica para divertir a criançada no início do ano e aproveite para reforçar conceitos morais como:
- cada um tem seu próprio valor
- cada um tem suas próprias características...

É muito fácil de fazer:
- pressione a digital do dedo "indicador" em uma almofada de carimbo colorida
- carimbe o dedo em uma folha
- faça os detalhes com caneta preta


Ideia:
- peça para as crianças desenharem suas próprias características como: comprimento do cabelo, formato dos olhos e nariz...
2.Origami
Origami é a arte milenar japonesa de criar objetos e formas a partir da dobradura de papel. A palavra deriva do japonês Ori (dobrar) Kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica “origami”. 

De acordo com a cultura japonesa quem fizesse mil origamis teria um pedido realizado. Os estudiosos acreditam que o origami tenha nascido junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C. A partir do século VII monges budistas levaram o método de fabricação do papel para outros países asiáticos, sendo um deles o Japão, onde a arte importada junto com o papel se desenvolveria. A arte se popularizou na proporção que o papel tornava-se menos caro, devido o desenvolvimento de métodos mais simples para sua criação. 

A partir de 1876, o origami chegou às escolas japonesas como parte integrante da educação das crianças. Alguns dos formatos de dobradura mais famosos apareceram até o final do século XIX. Os animais, repredentações mais populares do origami tem em sua grande maioria uma simbologia especial. 



 cachorro


Tsuru

gato



urso















Nenhum comentário:

Postar um comentário