Sugestões
de atividades para reforçar a ortografia
1-Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha chamex uma
palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a
duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior
número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no
mesmo termo encontrado.
Obs.: Esta atividade trabalha
a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo:
Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra-
boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru-
perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena-
uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2-Palavra puxa palavra:
Nessa
atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se
relacionem com a primeira.
Exemplo:
Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor-
ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão-
comida- queimadura.
3-Memória auditiva:
O
professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi
um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi
um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi
um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar
a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
PEdalÛRAto®Pêra
FIguraÛTApete®Fita
PAnelaÛNOvelo®Pano
Usando
a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades
crescentes.
Exemplo:
TOalhaÛPEdraÛTEla®Topete
CIgarroÛGAlhoÛNAbo®Cigana
CAbeloÛNEvadaÛTApa®Caneta
TRIoÛANtesÛGUiaÛLOto®Triângulo
AgoraÛPOSteÛTInaÛLAço®Apostila
CAmaÛRAmoÛMUdaÛJOgo®Caramujo
4-
Invente
e conte:
Espalhar
sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens.
Cada
aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura
sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a
atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5-Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa
contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre
si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho-
Botelho- joelho
Abelha-
orelha- ovelha
Cada
aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas
aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados
por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já
possuem.
6-De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor,
paixão, ou outros sentimentos humanos
(Sugestão: Música: Coração de Estudante,
de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler
o texto, ouvir e cantar a música.
O
professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
·
Abra
seu coração.
·
O
que você vê dentro dele?
·
O
que sente?
·
O
que lhe incomoda?
·
O
que gostaria de dizer em nome dele?
Logo
após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz.
O trabalho pode ser ilustrado.
7-Contando histórias:
Material: textos de Contos de
Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho
Amarelo).
Iniciar
a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não
houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir
aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a
história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do
cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo:
“A casa dos três porquinhos tinha um alarme
eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”.
“Os
caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da
polícia para capturá-lo”.
8- Viagem
ao espaço infinito da imaginação.
Distribuir papel e caneta hidrográfica para a
turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da
caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música
desenhando sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem
parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os
espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele
um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada
aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome
bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma
vogal, e cada letra em um pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais
letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar
dela quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada
um criará um nome para batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no
espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco
características.
Na
segunda etapa de criação, falar sobre:
® a origem do novo
planeta;
® o papel que desempenha
no mundo;
® seu relacionamento com
os astros a sua volta;
®
a mensagem que gostaria de transmitir.
9-Jogo das cores.
Material: folhas de papel, lápis
preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas.
O
professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas
pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo:
Qual
é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza,
da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta.
O
aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião
mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul
Com
cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras,
relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar
a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os
desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos
poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação
coletiva”.
Observação:
Tendo
em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma
agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e
da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.
(Pesquisado e
elaborado por Deila Ferreira)
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